Serviços

 

 

 

LGPS – SRA

Estas actividades iniciaram-se na ANCPA em 2001. O registo de nascimento consiste na identificação de leitões alentejanos no livro de nascimentos do LGPS – Livro Genealógico Português de Suínos – Secção Raça Alentejana. Só os leitões, filhos de porcas e varrascos inscritos no LGPS – SRA podem ser inscritos, e essa identificação tem de ser efectuada até ao desmame, de forma a relacionar cada leitão com a sua progenitora. O registo de nascimento é condição obrigatória para a inscrição de uma porca ou de um varrasco no livro de adultos do LGPA – SRA. A identificação é efectuada em cada uma das orelhas e nesta constam o número alfanumérico do leitão, o lote de produção e a marca de exploração. O acompanhamento do LGPS no registo de adultos consiste no desenvolvimento das actividades necessárias ao registo pelo secretário técnico da raça. As outras acções no LGPS incluem entre outros, testes de performances, testes de ADN, promoção da raça e estudos da qualidade.

 

MELHORAMENTO GENÉTICO

O principal objectivo do melhoramento genético é tornar a produção mais eficiente e produtiva e desta forma melhorar a competitividade da exploração. A base do melhoramento genético deve ser a conquista de objectivos que se traduzam em melhorias nos índices de produção ou melhoramento de factores de diferenciação responsáveis pelo aumenta da competitividade das explorações.

Cada exploração deve de possuir uma estratégia de produção orientada para um determinado mercado. O tipo de mercado a fornecer e as características da exploração são as principais condicionantes ao melhoramento ou aquisição da genética.

O que nos propomos fazer, através de um plano de melhoramento, é o enquadramento da melhor genética para as condicionantes da exploração, e o tipo de mercado a fornecer.

 

Assistência à Comercialização

A comercialização é um dos pontos mais sensíveis e de maior necessidade para os produtores do porco alentejano. Este serviço compreende identificar oportunidades de negócio nas indústrias transformadoras e efectuar a ligação com a produção. Para garantir a qualidade dos animais a fornecer e identificar qualquer problema no processo de comercialização, a ANCPA efectua o acompanhamento da produção com o mínimo de cinco visitas durante a produção, outra na carga e transporte dos animais e finalmente o acompanhamento nos matadouros.

Os mercados que abrangem a comercialização são os porcos: de montanheira, de carne, de salsicharia e ainda as transacções em vida (leitões e reprodutores).

Na assistência à comercialização estão incluídas as actividades de angariação de uma carteira de montados para a engorda dos porcos dos associados e dos parceiros industriais em regimes de reposição e compra directa de bolota.

 

Alimentação

Na produção do porco alentejano a alimentação representa cerca de 60 a 80% dos custos de exploração. Se por um lado alimentar os animais com rações mais baratas representa uma diminuição dos custos, por outro, temos de questionar quais os efeitos dessa mesma ração no correcto desenvolvimento dos animais e qual o grau de compromisso que tem nos resultados pretendidos. Alimentar caro ou barato, em grande ou pequenas quantidades, em regime intensivo ou extensivo, não significa necessariamente alimentar bem.

 

A boa alimentação é toda aquela que satisfaz, por ser equilibrada, as perspectivas esperadas do correcto desenvolvimento do animal sem comprometer a qualidade comercial dos mesmos e de preferência ao mais baixo custo.

.

A ANCPA tem acompanhado durante os últimos anos as principais marcas de ração existentes no mercado através de ensaios de campo e matadouro e verificou que existe uma grande heterogeneidade entre elas nos perfis nutricionais, nos planos alimentares e no preço. Com o objectivo de disponibilizar aos associados uma gama equilibrada de alimentos compostos a um bom preço, e acima de tudo não comprometedora dos resultados, a ANCPA contactou, em 2001, uma das mais credenciadas empresas de nutrição animal da Península Ibérica – Trouw Nutrition, e em parceria desenvolveu uma gama completa de rações para o porco alentejano.

 

As unidades de produção de maior dimensão e com capacidade de produção de cereais, com o objectivo de reduzir os custos de alimentação, estão cada vez mais a investir em pequenas unidades de produção de alimentos compostos, tipo moinhos de martelos ou pequenas fábricas de capacidades de produção reduzida.

O que efectuamos é para além da criação anual de mais de uma nova referência de alimento, é o controlo rigoroso em campo e nas fábricas, das rações produzidas.

 

 

Assistência Veterinária

Em 2003 a ANCPA criou o gabinete veterinário com o objectivo de garantir aos associados uma assistência clínica eficaz e que garantisse as trocas sanitárias entre explorações de uma forma segura. Até 2006 o serviço funcionou com um profissional pertencente ao quadro da associação e actualmente este serviço é garantido com a parceria existente entre vários profissionais da especialidade.

 

Biopsias

Cada vez mais a comercialização exige à produção, critérios de qualidade específicos. A biopsia é um procedimento que consiste na extracção de gordura de um lote de animais para verificar a qualidade presente nesse momento. A dificuldade deste procedimento não está na extracção propriamente dita, mas sim na escolha de quando fazer, qual é a amostra, como interpretar os resultados, e fundamentalmente quais as medidas correctivas necessárias.

Trabalhamos só com laboratórios acreditados e conseguimos ter os resultados a partir de 24 horas.

 

Pesagens

A maioria dos contratos de fornecimento de animais para as indústrias tem pesos definidos, com maiores ou menores penalizações para os que não estão enquadrados nos limites negociados.

 

Assistência Técnica ao Modo de produção Biológico

A Ancpa está reconhecida como entidade de prestação de serviços ao Modo de Produção Biológico.

 

 

Projectos de Investimento e Consultoria Técnica

Este serviço é efectuado em parceria com vários parceiros da associação no aconselhamento ao investimento e elaboração das candidaturas.

A consultoria técnica é efectuada por técnicos da associação a todos os níveis de actuação: genética, alimentação, produção, maneio, comercialização, gestão, profilaxia e sanidade entre outros.

 

 

Informação e Divulgação

A ANCPA iniciou os seus serviços de divulgação e informação aos associados no ano da sua criação em 1991 através do envio regular de circulares. Em 2002 iniciou, incentivada pelo programa Agris, a diferenciar informação enviada por áreas temáticas que ainda hoje mantém.

Está previsto a conclusão do site na internet.

 

I&D

 A investigação, a inovação e o desenvolvimento experimental sempre foram prioridades na Ancpa. Desde 2001 que são anualmente efectuados projectos de investigação com focalização na sua aplicabilidade, nunca esquecendo a investigação fundamental.

 

Legalização de explorações - REAP

Este serviço consiste no acompanhamento dos processos cada vez mais complexos de legalização das explorações, através da disponibilização de minutas necessárias e de organização dos processos.

 

Assistência especializada em gestão - rentabilidade

Esta acção tem como objectivo identificar a estrutura de custos das explorações associadas e enquadra-la na dimensão da exploração, e nas receitas previstas. A acção contempla, de uma forma muito prática, encontrar os custos de produção das unidades a oferecer ao mercado (leitões, alfeiros e porco gordo), a identificação dos principais estrangulamento na estrutura e custos, e a proposta de execução de um plano de melhoria para equilíbrio das contas previsionais de exploração. 

Assistência optimizada para o mercado

Esta acção tem como objectivo orientar as produções no cumprimento das especificidades características para o mercado. A ANCPA tem desenvolvido acções de assistência à comercialização dos seus associados desde 2001, maioritariamente direccionadas para a negociação de grupo. Pretende com esta acção efectuar uma melhoria significativa da assistência, justificável pelo aumento constante da complexidade de critérios de qualidade exigida pelo mercado. Nesta acção estão previstas visitas técnicas de orientação da produção, focalizadas na alimentação, na genética e no maneio, e estão previstas acções de pesagens, biopsias, acompanhamento do abate dos animais.

 

Melhoria da eficiência técnica 

Esta acção tem como objectivo identificar os índices de produção das explorações associadas da ANCPA, identificar os principais pontos de ineficiência técnica e propor um plano de melhoria. Em função do tipo e dimensão das explorações serão propostos soluções tecnológicas de gestão técnica informatizada e ecografias.