Dados da ANCPA

 

Constituição: Elvas, 7 de Junho de 1991

Sede Social Actual: Évora

Associados: 200

Efectivo Reprodutor: 5000 porcas registadas no LGPS - SRA

Área de Actuação: Portugal

Missão: Conservação e melhoria da raça através do fomento da produção do porco alentejano em explorações competitivas integradas num sector regulamentado.

Visão: Concretização do potencial da especificidade que caracteriza a raça e o seu modo de produção, através da criação de mercados específicos, numa conjuntura de regulamentação adequada e eficaz.

Objectivos Estatutários:

Ø Fomentar a criação do Porco Alentejano na sua região natural e de acordo com a pureza da raça.

Ø Representar os produtores de Porco Alentejano junto de qualquer entidade pública ou privada, nacional ou internacional, com vista à realização do interesse dos associados.

Ø Obter e angariar verbas necessárias para fomento das actividades relacionadas com a criação do Porco Alentejano, a sua transformação, a promoção dos produtos deles derivados, bem como quaisquer outras actividades com ele relacionadas.

 

Finalidades Estatutárias:

Ø Fomentar a exploração e promover as acções necessárias no sentido de elevar o nível de rentabilidade das explorações, preferencialmente nas regiões de montado de azinho, sobro e outras.

Ø Colaborar na organização, desenvolvimento e funcionamento do Livro Genealógico dos suínos de raça alentejana, de acordo com as normas oficiais.

Ø Fomentar a venda de animais devidamente controlados e divulgar todo o tipo de serviços de carácter técnico, económico, cientifico, e comercial, destinados ao melhoramento, fomento e comercialização do Porco Alentejano e seus derivados.

Ø Criar serviços de apoio aos associados nos campos técnico, sanitário, alimentar, crédito e seguros.

Ø Emitir publicações, promover a realização de conferências, visitas a explorações e outras actividades.

Ø Colaborar com as entidades competentes em todas as actividades e investigação científica do sector e na formação profissional.

Ø Apoiar o consumo da Carne de Porco Alentejano e seus derivados.

Ø Participar activamente na demarcação da zona de produção, tipificação e protecção dos produtos derivados do Porco Alentejano